VACINAS

Ora viva. Cá estamos, para falar desta feita de VACINAS, no geral, da gripe A em particular. Antes de mais cabe definir a palavra:VACINA s.fem 1. Substância de origem microbiana (microrganismos vivos atenuados, ou mortos, substancias solúveis), que é inoculada numa pessoa ou num animal com o objectivo de o imunizar contra uma doença. 2. O que imuniza contra um mal, um perigo.Após esta definição subsiste no meu espírito uma questão: QUAL É A DÚVIDA??!!.“Ah, foram muito rápidos a encontrar esta vacina”. – Argumentação diria, no mínimo …. IDIOTA. Peço desculpa, mas parece de todo descabido dizer que uma vacina não é segura, só porque os cientistas são competentes. Por outro lado leva-me a pensar que esta doença, mais não é do que uma mera gripe com mais uma vogal. Como disse o bastonário da ordem dos médicos, uma doença "banal", caso contrário, provavelmente levaríamos anos ou décadas até encontrarmos uma vacina (como infelizmente se passa com outras doenças).“Pois, mas os efeitos secundários, …”, este argumento cai por terra com outro argumento “ Ainda não foi suficientemente testada.”; desculpem, mas senão foi suficientemente testada, como é que sabem quais os efeitos secundários. Nada disto faz sentido. A ordem de valores está invertida.Esta semana morreram duas pessoas que tinham sido vacinadas contra a gripe A, na Suécia (acho que foi na Suécia). Pois, lá está, vacinaram-se contra a gripe A e depois morreram, …hum…. pois claro estou a v…., é obvio que não estou a ver nenhuma relação causa efeito, nem existe, como as autópsias comprovaram. Se quisermos enveredar por estas relações de causa efeito, poderemos chegar à conclusão que ambas usavam calças de ganga, lá está, ser vacinado contra a gripe A e usar calças de ganga é no que dá….ou ambas tinham telemóvel (Sonyericsson), lá está ter telemóvel e ser vacinado contra a gripe A…. Sejamos razoáveis e sérios. Infelizmente vão morrer muitas pessoas que vão ser vacinadas contra a gripe A, porque vão ser milhões de pessoas vacinadas, e esta vacina pretende imunizar contra a gripe A, não contra a morte.No fundo estes argumentos servem apenas par encobrir o argumento chave, que é o MEDO DAS AGULHAS.Ah e tal, não foram testadas. Nada disso o que o Sr. tem é cagufa da agulha.“Não sabemos o efeito secundário.”, Pois, pois, medinho é o que é.Digamos que, percebo até certo ponto, que encubram o medo das agulhas. Poderá ser conotado como algo digamos…abichanado.No entanto, 0 medo de agulhas tem vantagens. Explica muitas adolescências livres de drogas duras.Por outro lado, lá em casa o departamento de croché também está fora de questã0. Aqui estamos perante algo muito macho. Homem que é homem não sabe fazer carapins, nem usa (cá está algo que para além de ser abichanado, usar carapins, a própria palavra…carapins…, pelo sim pelo não, evitem dize-la em público).Parece-me que as pessoas deveriam ser responsabilizadas, caso estivessem no plano de vacinação e recusassem. Passo a explicar: “Não quero ser vacinado, apesar de estar contemplado no plano de vacinação.” Muito bem está no seu direito, só que caso venha a ser infectado e tenha que receber tratamento hospitalar, terá que custear na íntegra esse mesmo tratamento (internamento e medicamentos). Para além desse custo, os dias que faltar ao trabalho, não serão pagos. Mais, serão descontados (estou ainda na dúvida se as faltas serão justificadas ou injustificadas). Que lhes parece? Já se sentem mais motivados para se deixarem vacinar? Um bocadito não? Estão a ver, afinal não custa assim tanto é só uma picadelazita…Enfim, não me cabe a mim defender a vacinação, mas é no mínimo estranho, tanta relutância. As vacinas são algo de bom que nos protegem contra doenças. O plano de vacinação nacional hoje em dia contempla vacinas que no meu tempo de criança não contemplava. Como tudo na vida evoluiu.Adeus e vacinem-se…

Comentários

  1. Isto é tudo uma cabala! Este senhor foi pago pelos laboratórios!!
    Se os meus amigos enfermeiros da linha Saúde 24 não se querem vacinar é porque eles têm informação que não está a ser divulgada para o público. Eu tenho um primo que é amigo da namorada de um colega de um vizinho de um fulano que mora mesmo em frente a um dos laboratórios que faz uma das vacinas e ele disse-me que o porteiro espirrou 2 vezes anteontem. Se a vacina fosse mesmo eficaz ele não espirraria, não acham?!?

    Abraços! João Belchior

    ResponderEliminar

Enviar um comentário