EUA: Obama reforça medidas de regulação da banca

Este título suscitou alguma curiosidade na minha pessoa e pareceu-me algo familiar a ideia, a notícia dizia:

“ «O presidente iniciou uma ronda de conversações com os seus conselheiros económicos há já alguns meses sobre a necessidade de incluir uma reforma financeira mais específica e de adoptar provisões mais restritivas para limitar a dimensão e alcance das instituições financeiras e assim reduzir a tomada de risco em excesso», declarou uma fonte oficial da administração Obama esta quarta-feira.
Obama defende que os grandes bancos têm que definir em que áreas querem actuar preferencialmente, tendo que optar «pela banca de retalho ou pela banca de investimento» uma vez que «não podem acumular» defende Obama.

Esta noticia remete-nos para a popularidade crescente, deste blog. Senão vejamos, o que aqui foi escrito dia 12/04/2009:

“RESPONSABILIDADE SOCIAL DA BANCA 12/04/2009

No reverso da medalha, vêm as poupanças dos particulares. Aqui a Banca também tem uma função social, que é captar esses recursos, pagando um juro pelos mesmos. Pegando nessas poupanças dos depositantes e investindo em mercados accionistas e outros, também devidamente regulados. Por exemplo:

A) A banca a retalho apenas poderia aplicar uma pequena percentagem dos seus recursos em mercados voláteis, todo o resto seria canalizado para o crédito e para as operações financeiras ditas tradicionais, em aplicações decorrentes de taxas de juro.

B) Para além das aplicações faladas no ponto anterior teríamos uma banca, direccionada mais para o seu core buisness, em que teriam também como fontes de receita todas as taxas, comissões e afins….

C) Para operações em mercados mais voláteis e por conseguinte com maior risco teríamos os Bancos de Investimento.

D) As operações de Banca de investimento e Banca de Retalho deveriam estar bem discriminadas, de forma a não se confundirem”

Estão a ver semelhanças… pois é…. Já me estou a ver, um dos “homens do presidente”… ou não…

Adeus.

Até breve.

Comentários