Parte III

Podemos dizer que as coisas mudaram, mas não mudaram grande coisa…
Temos sindicatos com um desfasamento temporal de 35 anos.
Direitos adquiridos, ao longo de vários anos, quer os tempos sejam de “vacas gordas”, ou “magras”.
Só existem direitos, ninguém tem obrigações. Agora percebo a expressão “Estado de direito…”

ENSINO. Apetece-me dizer que não se ensina nem se aprende. Na altura do 25 de Abril tivemos passagens administrativas. Quiseram transpor para os dias de hoje essas mesmas passagens. Hoje ninguém reprova. Todos muito inteligentes… O ensino tem que ser lúdico… BRINCADEIRA, literalmente.
CHEGA, temos é que dizer às criancinhas lá em casa que é bastante mais agradável brincar do que estar na escola, no entanto temos que estudar. O ensino e a aprendizagem não são brincadeira, nem deviam ser para brincadeiras. Os professores tem que ter autoridade, tem de ter meios para manter a disciplina na escola. Se os papas não dão educação aos meninos, alguém tem que lhes dar.
Escolaridade obrigatória até ao 12.º ano nos dias que correm é um dos piores erros. Só estamos a prejudicar os que realmente querem estudar e aprender.
Os alunos indisciplinados têm que ser expulsos. Não são os professores, por darem um tabefe a um fedelho com buço, mal-educado indisciplinado e desobediente.
Já todos fomos jovens, irreverentes, muitas vezes impertinentes, é natural, faz parte do processo de crescimento. Mas havia quem se impusesse na escola e em casa e …”carinha alegre…”. A minha geração foi apelidada de rasca. Foram os “nossos pais” que nos apelidaram de rasca. O que estaremos a fazer com a geração dos nossos filhos??? Preocupante.

JUSTIÇA. Ou falta dela. Todos sabem e dizem que a nossa justiça é lenta, burocrática, demora muito tempo. No entanto ninguém faz nada para alterar esta situação.
A policia é gozada e enxovalhada pelos cidadãos que perderam o respeito (ou o medo, dirão outros, pois que seja) pelas forças de autoridade. Hoje não só não se respeita a policia como ainda se dispara contra a policia!!! Tá tudo doido. Assaltos, raptos, violações, agressões físicas, para já não falar das verbais, enfim, o que era a excepção passou a ser a regra. O que fazem os nossos responsáveis contra isso? Nada.

POLITICA. (Pronto, tá tudo fod….)
É a verdadeira palhaçada. Experimentem ver um debate da nossa assembleia da republica… é melhor não. Pensando melhor, não vejam. È deprimente, traumatizante, revoltante… (e lá se vai o nosso ordenado para psicólogos).
A assembleia da republica serve para tratar de assuntos pessoais.(??!!) Exactamente. Foi para isso que fizemos uma revolução.

E no dia 25 de Abril, lá vem todos a dizer “25 de Abril SEMPRE”. Parece-me que temos um país a necessitar de terapia do divã. Temos que seguir em frente…
O 25 de Abril foi um marco histórico, como foi a restauração da independência, mas temos que seguir com a nossa vida.
Portanto camaradas, de 25 de Abril, parece que estamos falados…
25 de ABRIL … JÀ CHEGA…

Comentários

  1. E pronto, está tudo dito ... Esta nossa classe política actual, que tanto se vangloria sobre o 25 de Abril, e que foi um marco histórico importante mas FOI! Já de há vários anos que se devia ter iniciado uma nova etapa, novas atitudes, novas políticas.
    E estamos a entrar numa espiral de incompetência e compadrios na nossa classe política que será que necessitamos agora de um outro 25 de Abril!!!??

    ResponderEliminar

Enviar um comentário