PREVISÕES

Ora viva!

Ao dar uma vista de olhos pelos jornais de ontem, deparei-me com a notícia de que o Exmo. Sr. Primeiro Ministro se congratulava com o crescimento da Economia Portuguesa. Segundo o Exmo. Sr. Primeiro Ministro (ESPM), "nestes seis meses, o crescimento da economia que se verificou em Portugal foi o dobro daquilo que o Governo previu no início do ano". Ora cá está…
Se há coisa em que este Governo é bom é em fazer previsões…

Prevê, um determinado número para o crescimento económico e verifica-se que as suas previsões falharam (não sei de quem foi a autoria das previsões, mas devo desde já dar os meus parabéns, uma vez que tem tudo para ser um grande economista), mas falharam por pouco…. Foi só o dobro…nada de especial.

Ora, estas previsões vem em linha com outras efectuadas por este mesmo Governo, para o défice de 2009. Em 2008, o Estado previu que o défice em 2009 seria de 2,2 % (número que me parece bem, reparem que é capicua, não existe margem para enganos independentemente do lado por onde comecemos a lê¬-lo). Já em Maio de 2009, houve necessidade de se fazer uma pequena correcção quanto às previsões, sendo que houve um agravamento do mesmo. Desta vez as previsões apontaram para 5,9%. Mais um pequeno desvio, de mais do dobro… Em Dezembro 2009, nova correcção, assumiu-se um valor entre os 8,4% e os 8,5% (este número já depois das eleições… Estamos a falar de uma previsão efectuada em Dezembro, final do ano. Desde logo nem se devia considerar previsão), mais uma vez apenas um pequeno desvio (5,9%; 8,5%... pormenores…).
Fechado contabilisticamente o ano, o valor real do défice foi de 9,4%.

Extraordinário…2,2%; 5,9%; 8,5%;9,4%, não sei se estão a acompanhar a cadência…
ESPECTACULAR…

Adeus e até ao meu regresso.

Comentários