Birras :(


Ora viva!


Tudo bem? Passou rápido, não acham?

Pois bem, hoje assumidamente  vou arriscar, sem medos.
Vamos deambular sobre birras (primeira parte)
e telhados de vidro (segunda parte), pode ser?
Tão a ver a ligação…? Lindos…

Quanto às birras, poderia falar das dos meus filhos, ou eventualmente até das minhas, mas não, vamos antes falar das birras de artistas (lá está, as minhas e as dos meus filhos enquadram-se…). E vamos falar de artistas, não no sentido pejorativo, mas no sentido literal da palavra, como sendo alguém que cria arte.
Pois bem, uma determinada Sra. escritora, um destes dias recusou-se a receber um prémio da mão de sua Ex.ª Sr. Primeiro-Ministro Dr. Passos Coelho. Devo confessar que acho mal e entendo essa recusa como uma birra (e agora a coisa vai azedar) e até como uma falta de cultura democrática, pelo que só posso conceber este tipo de comportamento como sendo uma birra.
 Porquê,?!perguntam vocês, ao que eu passo a explicar.



Neste país à beira mar plantado (dizemos sempre isto com pompa e circunstancia, como se não houvesse mais países “à beira mar plantados", enfim…) temos a tendência de mal tratar os políticos nos quais não votamos. Ganham aqueles nos quais votamos e é “o Primeiro Ministro”, o Presidente da Republica”, o “Ministro…”, o “secretario de Estado”, enfim o titulo sempre antes do nome, porque o que está em causa não é a pessoa em si mesma, mas antes o cargo e a sua representatividade. Digamos que damos valor ao lado institucional dos cargos.
No entanto, quando ganham os “outros”, é o Passos Coelho p’rá qui, o Gaspar p’rá colá, o Moedas p’ró raio que o parta… enfim esticamo-nos um bocadito. Quer queiramos quer não, as pessoas que lá estão (leia-se no poder) são os nossos representantes, porque a democracia tem destas coisas nem sempre ganham os “nossos” e temos que saber “levar” com “os outros”, com respeitinho que é muito bonito e eu gosto!
Por isso e voltando à Sra. escritora, sim eu sei que os artistas tem destas coisas, mas não havia necessidade… Ia lá, recebia o prémio e aproveitava a oportunidade para na altura de cumprimentar o Sr. PM lhe dizer uns quantos segredos… se quiser posso dar-lhe uns tópicos…
Quanto aos telhados de vidro, fica para a próxima, ok?
Adeus e até ao meu regresso! 

Comentários