AI AGUENTA, AGUENTA!

Caríssimos!
Folgo em voltar a ver-vos. Como estão? … Eu nem por isso, e eis senão quando cá vai!
Ora, o que me traz por aqui hoje, para além do mau feitio é a irritação intensa de estar transformado num Kumunista (e logo eu, que era um liberal dos sete costados…) Passo a explicar.
Enquanto trabalhador por conta de outrem, dei por mim a fazer contas relativamente ao meu ganho por hora… (algo incomensurável de tão elevado que é) e aqui passei da irritação para a depressão (profunda). Posteriormente percebi que para além da imensidão de dinheiro que ganho à hora(!!!!), trabalho mais horas do que as contratadas com a entidade patronal, sem receber qualquer tipo de remuneração. Aquilo a que chamam “horas extra”, no meu caso são horas “pro bono” (estupido)!
Estamos numa altura de crise, dizem que são necessários ajustamentos, que as empresas estão a atravessar uma fase difícil… - Claro que sim – respondo eu. E para além desta fase difícil, já atravessaram fases boas e fases espetaculares e eu trabalhei sempre alegremente (uns dias mais do que outros) para além do horário de trabalho, as minhas horas “pro bono” (estupido ao quadrado, ou será estupido e quadrado??!!).   
Mas vamos ao cerne desta minha aparição em tão famigerado blog.
Falemos com números.
Por exemplo, o Banco do Sr. Ulrich (confesso que a escolha não é aleatória) apresentou no ano de 2013 lucros de 66,8 milhões de euros. Calma… não foi assim por aí além. A vida está difícil para todos… Até porque estes valores representam uma queda de 73% face aos resultados de 2012 (é a crise!!!!).
Mas há mais! Mais e melhor!! Pasme-se! O banco deste Sr. terá que reduzir 274 trabalhadores até 2015! Sim, reduzir. E porquê? Porque esta política de gestão de RH foi acordada com a comissão europeia, no âmbito da ajuda pública prestada aos bancos. Ou seja, vamos ver se percebi. O Banco recorre a ajuda externa e independentemente dos resultados, tem que despedir pessoal.
Eu - Mas deu resultados positivos e em anos consecutivos e muito euros (milhões)…
Srs. Pseudocapitalistas- Ah temos pena. O banco em questão tem que chegar a 2015, com um número redondo… para aí 6000 e para além disso porque sim.
(Mau feitio ao rubro e cá vai). Se considerássemos que o Sr Ulrich leu a mesma cartilha dos restantes “banqueiros”, concluímos que não paga horas extra. Ora (here we go again) se hipoteticamente numa realidade paralela e muito remota, o sr em causa pagasse uma hora extra a metade dos seus trabalhadores, a contabilidade daria qualquer coisa como:
6€ (custo hora extra)*5(dias da semana) *52 (semanas) * 3000 (trabalhadores) = 4.680.000€, parece muito? Nem por isso! Assim sendo descontando este valor aos lucros obtidos em 2013, ainda sobravam mais de 60 milhões. 
Sr Ulrich, aqui só para nós, o seu Banco não aguentava com menos 4 ou 14 milhões de Euros? Ai aguentava, aguentava! E os seus trabalhadores também!
Vá, por hoje já chega.

Adeus e até ao meu regresso!

Comentários