Castigo – Vol II

Ora viva!

Estão a ver como eu cumpro com o que prometo?! (o que arruína qualquer tipo de ambição política que não tenho).

Ora, onde é que tínhamos ficado afinal… deixa cá ver… confinamento, coiso … férias … “novo normal” … Nunca mais haverá novo confinamento … ok … e novo confinamento … sim não é total, é apenas parcial (mas um parcial crescente. Começamos em 121 Concelhos e já vamos em 191… para já!)… e medidas…

É isso mesmo, as medidas… as espetaculares e “fabulásticas” medidas, ou melhor, castigos porque os meninos portaram-se mal. 

Primeiro, toda a gente já percebeu que isto vai correr mal… muito mal … pior… muito pior. Mas o nosso Primeiro Ministro, continua em Estado de negação e a disfarçar a incompetência de não nos termos preparados atempadamente para esta segunda vaga. Por um lado diz que nos temos portado de forma exemplar, mas por outro poe-nos de castigo! Confusos?

Bem, mas vamos ao que interessa! 

O atual duo dinâmico (Suas Exas Sr. Primeiro Ministro (PM) e Presidente da Républica) começaram por dizer que nunca mais iria haver confinamento … sim senhora… pode ser, se eles os nossos timoneiro dizem, a malta, tipo bora lá... e na volta, já temos 191 Concelhos de casti… desculpem, confinados. Mas num confinamento… como é que eu de dizer isto … ridículo! Acompanham-me. Recolher obrigatório das 23 às 05 da manhã, isto porque como se sabe a malta das 23 às 5 da manhã era tudo na ramboia, era a loucura, festanças à grande, ali tudo à molhada, mesmo à grande! As discotecas que nunca chegaram a abrir depois do primeiro confinamento, estão deveras chateadas com estas medidas!

Segundo, aos fins-de-semana, tudo no ninho!

As medidas têm sido hilariantes, a figura do Sr. PM hilariante tem sido, senão vejamos.

Primeira comunicação ao país, tudo em casa das 13 às … coiso … e sem exceções, para além das exceções que posteriormente vieram a comunicar, sendo que algumas delas contraditórias com o que o PM inicialmente tinha dito.

Segunda comunicação, para dizer que tinha havido um erro de comunicação e que a responsabilidade tinha sido do mensageiro (ainda bem para ele que já não estamos na idade média…), tendo esclarecido tudo de seguida, mesmo coisas que não constavam da primeira comunicação!!!

E as exceções… o que eu gosto das exceções…

Estou obrigado a estar em casa? Estou.

Mas posso sair? Podes.

Quando? Para ir passear o cão, dar o passeio higiénico (que é quando o cão nos vai passear), ir à farmácia e … a pérola… ir às compras!

Calma!!! Já estão aí todos excitadex… calma!

Mas podem ir ao shopping? Não.

Mas podem ir às compras? Podem, mas só se a loja tiver até 200 m² e no mínimo uma porta para a rua.

Estamos entendidos? Espero que não haja mais duvidas!

Portanto nada de shoppings nos próximos 15 dias, daqui a 15 dias, logo se vê… certo. Ora, se um Centro Comercial abre às 10 horas e fecha às 13 horas, isso quer dizer que grosso modo os Centros Comerciais vão estar abertos 2 horas… eu sei que o que vou dizer é um absurdo, mas…  não corremos o risco de ter uma maior aglomeração de povo nos Centros Comerciais se estes só estiverem abertos 4 horas por fim de semana?

Segunda ideia absurda que me passou pela cabeça… admitindo que haverá uma renovação por mais 15 dias (o que não será de todo descabido, pelo andar da carruagem) e quando forem levantadas estas restrições, dada a proximidade do Natal, a malta que esteve fechada nestes quinze dias não irá a correr para os Centros Comerciais fazer as compras para o Natal? Isso não irá levar a um maior aglomerado de pessoas e possivelmente o aparecimento de novos focos de transmissão?

Por último adorei a mais recente comunicação do Sr. PM, com ar informal, em casa, a mostrar-nos gráficos e a dar mais uma palestra aos meninos malcomportados. A minha parte preferida do sermão foi quando ele disse que temos que estar em casa porque … (e esta parte pedia a vossa concentração máxima) … nesta fase o número de casos é 4 vezes superior aos da primeira vaga... 

Ora, acompanhem-me… na primeira vaga tivemos 4x menos de casos do que agora e o confinamento foi total. Ok, números são números! Portanto, nesta fase, como estamos muito piores (4x piores) ficamos proibidos de sair à semana entre as 23 e as 5h e ao fim de semana à tarde não podemos sair de casa… certo… sim senhora …faz sentido!!!

Por último, nota para o número da moda, 67%... 67% dos casos dá-se em convívio familiar, dizem-nos, com um ar de quem anda tudo a dar festanças lá em casa.

Mas será mesmo assim?, ou estamos perante mais uma desculpa para a incompetência que nos rodeia? … vai daí, pus-me a pensar nisso (… fiquei cansadíssimo até porque não estou habituado).

Depois de muito pensar (mentira, não foi assim tanto, até porque não consigo), cheguei à seguinte conclusão (medo!) …”Se eu vou para o trabalho e no trabalho me infetar, por um qualquer acaso, como tenho mais três pessoas a conviverem comigo (para infelicidade delas), será altamente provável que elas também fiquem contaminadas, certo? (muito bem estou a ver que estão a conseguir acompanhar este raciocínio tão sofisticado).

Se para além de mim, a minha cara metade for trabalhar e os meus filhos continuarem a ir à escola, a probabilidade de alguém ficar contaminado é superior… (já vi que alguns se perderam no raciocínio… mas também não é fácil acompanhar um pensamento tão brilhante).

Continuando … ora, em zonas onde o número de casos é elevado e replicando a lógica anterior por várias famílias… you get the point (pelo menos alguns…)

Mas isso sou só eu e o meu mau feitio!

Vão lá descansar e não se esqueçam de não sair de casa.

Para a semana há mais.

Hasta!

Comentários